Cursos do Pronatec – Curitiba 2015/ 2016

Aproximadamente 4,6 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em mais de 3.200 cidades de todo o Brasil.

Para os moradores de Curitiba e demais cidades do Paraná são oferecidos vários cursos gratuitamente. O projeto funciona como forma de incentivo para que os beneficiados adquiram conhecimentos relacionados à área de atuação que desejam seguir no mercado de trabalho futuramente.

PRONATEC 2014 - 2015

Cursos do Pronatec – Curitiba 2015/ 2016 (Foto: Divulgação)

Os cursos, neste caso, provém do SENAI e possuem toda a referência de ensino que esta Instituição carrega consigo, aliando um misto de cursos teóricos e práticos que fazem dela umas das principais Instituições de ensino técnico qualificante do Brasil.

Quais cursos estão disponíveis no Pronatec – Curitiba 2015/ 2016?

Em Curitiba, o Pronatec disponibiliza vários cursos, como Curso técnico em Design de Móveis, Curso técnico em Vestuário, Curso técnico de estilista, Curso técnico de informática, Curso técnico de manutenção de computadores, Curso técnico de Qualificação Profissional.

Pronatec 2014 2015

Cursos do Pronatec – Curitiba 2015/ 2016 (Foto: Divulgação)

Ainda há outras vagas para cursos gratuitos que podem variar conforme a disponibilidade de oportunidades, que podem ser conferidos no site oficial do Pronatec: (www.pronatec.mec.gov.br).

Em quais outras cidades estão disponíveis os cursos do Pronatec – Curitiba 2015/ 2016?

Além da cidade de Curitiba, outras cidades do estado do Paraná também oferecem cursos do Pronatec. Entre elas, destacam-se São José do Pinhais, Colombo, Pinhais, Araucária, Campo Largo, Paranaguá, entre outras.

Nestas cidades, um dos principais cursos disponíveis é o curso de confeitaria, que tem o objetivo de capacitar trabalhadores para trabalhar com produtos de confeitaria, aplicando técnicas básicas e sofisticadas de confeitaria e ainda práticas de higiene e boas práticas de manuseio.

Quem pode fazer os cursos do Pronatec – Curitiba 2015/ 2016?

Pessoas de 18 a 59 anos com formação nos ensinos Fundamental e Médio completos ou incompletos poderão se inscrever. Estudantes do Ensino Médio podem cursar o ensino técnico disponibilizado pelos cursos do Pronatec, portanto, alunos que estão estudando o ensino regular também podem complementar seus estudos; jovens e adultos que buscam a oportunidade de melhorar sua formação também podem buscar os cursos do Pronatec; ainda, há oferta de cursos de capacitação para o público do programa Brasil Sem Miséria, como forma de incentivo social.

Como fazer a inscrição para os cursos do Pronatec – Curitiba 2015/ 2016?

Para realizar a inscrição no Pronatec pode-se recorrer a dois tipos diferentes de cadastramento, sendo que um deles poderá ser feito pelo site oficial do Pronatec (www.pronatec.mec.gov.br). Ao pesquisar pelas vagas de cursos grátis em Curitiba, PR, o candidato, depois de identificar as oportunidades disponíveis, perceberá ao lado da identificação do curso um link descrito como “Inscreva-se”. Basta clicar e seguir as instruções para efetuar a inscrição.

Os interessados em frequentar tais cursos, também podem se dirigir até o SENAI de Curitiba, munidos da documentação:

- certidão de nascimento ou casamento (cópia e original);
- carteira de identidade (cópia e original);
- cadastro de pessoa física – CPF (cópia e original);
- declaração de escolaridade;
- comprovante de residência (cópia e original)
- foto 3×4.

Mais informações sobre Cursos do Pronatec – Curitiba 2015/ 2016

Parta estes e outros cursos pode-se conferir a página:  pronatec.mec.gov.br - para estudantes do ensino médio ou para quem já concluiu esta etapa, desempregados ou não é necessário que o interessado tenha o cadastro no CadÚnico.

As oportunidades de cursos e o cadastro para inscrições também podem ser consultadas no site do SENAI-Paraná: http://www.senaipr.org.br/pronatec/.

Os telefones do SENAI Curitiba são:

Jardim Botânico (41)| 3271-7777
Portão (41) 3271-8450
Boqueirão (41) 3271-8947
Ou, SENAI 0800 648 0088

 

Comente (será moderado)