Pronatec 2016 – Expectativas, inscrições e cursos

O Pronatec é um programa conhecido pela população brasileira, com objetivo de proporcionar cursos de qualidade para pessoas carentes que não tem condições de pagar por um curso caro.

O Pronatec procura aumentar as oportunidades educacionais e formação profissional de jovens de baixa renda e trabalhadores. Os cursos Pronatec são financiados pelo Governo Federal, os cursos são oferecidos de forma gratuita por instituições devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação.

O Pronatec 2015 receberá inscrições até 3 de julho. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou que o governo abriu mais de um milhão de novas vagas no Pronatec este ano.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Cursos mais procurados do Pronatec 2015

As instituições participantes do Pronatec abrangem mais de 400 áreas de Cursos Técnicos Gratuitos, os quais existem 3 tipos de curso no PRONATEC 2016:

Cursos Técnicos com duração mínima de 1 ano, os cursos técnicos são destinados a quem já concluiu o Ensino Médio.

Cursos Técnicos similares aos anteriores, porém, destinados a quem ainda está cursando o Ensino Médio.

Formação Inicial e Continuada: com duração mínima de dois meses, esses são os cursos destinados a estudantes do ensino médio, beneficiários de programas de transferência de renda e trabalhadores em geral.

Os cursos técnicos do Pronatec 2015 mais procurados e valorizados são:

Curso Técnico de Edificações: O curso gratuito de técnico em Edificações nasceu da necessidade do setor de construção civil. As empresas estavam precisando de um profissional treinado para acompanhar cada etapa da obra, ou seja, que integrasse a equipe ao lado do engenheiro civil, dos pedreiros e mestres de obra.

A habilitação técnica oferecida pelo PRONATEC ensina a desenvolver e a executar projetos de edificações. Ao longo do curso, os alunos adquirem conhecimentos sobre legislação, normas técnicas, materiais de construção, topografia, desenho técnico, controle de qualidade, solos, planejamento de obras, entre outros temas.

Curso Técnico em Informática: Se você tem interesse na área de Informação e Comunicação, o curso de Técnico em Informática para Internet tem duração de 1 ano e oferece a possibilidade de atuar em instituições públicas e privadas, em setores que se aplicam a programação de computadores.

Curso Técnico em Controle Ambiental: Se você curte estar em contato com a natureza, o curso Técnico em Controle Ambiental tem duração de 800 horas, e vai te fazer ir além do bem-estar, proporcionando trabalhar em Estações de tratamento de efluentes, afluentes e também resíduos sólidos. Atua em instituições públicas e privadas também.

Curso Técnico em Auxiliar Administrativo: Tem interesse de trabalhar em uma empresa, urbana ou rural, atuando nos processos administrativos? Saiba que o curso de Auxiliar Administrativo, com duração de 160 horas, pode te qualificar. Nesse curso você irá: Prestar assistência administrativa trabalhando em equipe atuando em processos administrativos, observar procedimentos nas áreas de recursos humanos, finanças, logística, vendas e produção, auxiliar o administrador na gestão financeira executando atividades de apoio e organizar arquivos, gerenciar informações, revisar documentos.

Técnico em Segurança do Trabalho: O curso Técnico em Segurança do Trabalho te possibilita trabalhar em Instituições privadas e públicas, empresas fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, tem duração de 1.200 horas. Você vai atuar em técnicas e métodos de identificação de riscos no ambiente de trabalho, além de desenvolver ações educativas para segurança e saúde do trabalhador, executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, fiscalizar e orientar sobre as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde no local de trabalho, investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenções e controle.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Expectativas Pronatec 2016

Na opinião do Senai, o Pronatec 2016 tem a expectativa de ampliar o número de vagas no programa para compensar o ano de 2015.

Benefícios de fazer um curso técnico Pronatec 2016

  • 100% gratuito;

  • Material didático completo e sem custo;

  • Capacitação técnica e prática abordada logo no início do curso;

  • Rápida formação: duração de 1 ano a 1 ano e meio;

  • Possibilidade de bons salários;

  • Diferencial no currículo.

Comente (será moderado)