Pronatec São Paulo, SP 2015. Cursos, vagas e inscrições

O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. São oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas, federais, estaduais e municipais, pelo SENAI, SENAC, SENAR e SENAT.

Pronatec São Paulo, SP 2015. Cursos, vagas e inscrições (Foto: Divulgação)

Pronatec São Paulo, SP 2015. Cursos, vagas e inscrições (Foto: Divulgação)

Existem três modalidades de curso:

-O Técnico que é para quem concluiu o ensino médio, com duração de no mínimo um ano;

-Técnico que é para quem está cursando o ensino médio, com duração de no mínimo um ano;

-Formação inicial e continuada ou qualificação profissional para trabalhadores, estudantes do ensino médio e beneficiados de programas federais de transferência de renda (que são concessões de bolsas ou auxílios financeiros, como Bolsa Família, por exemplo), com duração mínima de dois meses.

Em São Paulo, o estabelecimento que mais oferece cursos do Pronatec é o SENAC. Um dos cursos mais procurados é na área da saúde. Em 2014 mais de 4,6 milhões de pessoas foram inscritas. Em 2015 o governo pretende investir R$14bilhões nos cursos para o número de inscrições subir para 8 milhões.

Cursos oferecidos:

O Pronatec oferece mais de 400 cursos para quem está interessado em estudar e se especializar. Alguns desses são:

-Assistente de Atendimento e Planejamento Publicitário

-Assistente de Criação Publicitária

-Assistente de Mídia

-Técnico em Publicidade

-Técnico em Automação Industrial

-Técnico em Desenho de Construção Civil

-Técnico em Eletrônica

-Técnico em Informática

-Técnico em Redes de Computadores

-Técnico em Segurança do Trabalho

-Técnico em Edificações

-Técnico em Panificações

-Técnico em Enfermagem

-Técnico em Farmácia

-Técnico em Nutrição e Dietética

-Técnico em Saúde Bucal

-Técnico em Logística

Pronatec São Paulo, SP 2015. Cursos, vagas e inscrições (Foto: Divulgação)

Pronatec São Paulo, SP 2015. Cursos, vagas e inscrições (Foto: Divulgação)

Cursos Idiomas sem fronteiras:

Com o sucesso do Inglês sem fronteiras o governo viu a necessidade que os jovens e adultos brasileiros têm de aprender outros idiomas. Assim criou o programa idiomas sem fronteiras. Funcionará da seguinte maneira: O estudante recebera uma bolsa de estudos em sete cursos diferentes, Inglês, Espanhol, Francês, Japonês, Italiano, Alemão e Mandarim. O Inglês sem fronteiras se juntara com este programa

Como fazer a inscrição:

Para fazer a sua inscrição entre no site do Pronatec (http://pronatec.mec.gov.br/) irá aparecer uma imagem com duas janelas a primeira é: Para estudantes de ensino médio, e a segunda: Para jovens trabalhadores, clique na janela correspondente a sua situação e assim aparecerá como fazer a inscrição online, complete com o Estado, o Município e sua escolaridade e clique em pesquisar. Aparecerá uma listagem com os cursos disponíveis para a sua localização, o número de vagas, a data da inicialização e do termino do curso e a instituição que será realizada o curso. Escolha o curso e aparecerão mais informações, feche a janela e aparecerá a opção Inscreva-se. Complete os dados necessários e finalize.

Comente (será moderado)